Bom dia a todos!!
Esse curso está me conduzindo a pensar ainda mais profundamente sobre
a educação significativa, conectada com a realidade da clientela
escolar. Cada vez mais procuro abordar assuntos da disciplina de
Ciências com informações do cotidiano, saberes empíricos, experiências
do dia a dia, noticiários recentes, curiosidades, enfim, artifícios
necessários, que expressam perfeitamente porque determinado conteúdo é
importante.
Os alunos pensam, expõem suas ideias, constroem o conhecimento, tiram
suas dúvidas, sentem-se inseridos no tema. A cada ano enfrentamos
turmas com mais problemas familiares, de comportamento, aprendizado,
desinteresse. As estratégias precisam mudar, os projetos precisam
aparecer, o estudante precisa pensar, fazer e ver um resultado para seus
esforços (esse resultado não se resume em notas, mas em constatar o
belo trabalho que desenvolveu, percebendo que aprendeu, que houve
reconhecimento, que soube se organizar, atuar em equipe, pesquisar).
Aponto, portanto, para a necessidade da formação continuada para
professores, a parceria com a família, o reconhecimento da sociedade.
Nossos alunos precisam progredir não só no conhecimento técnico, mas
como pessoas. Valores estão se perdendo, e temo onde tudo isso vai dar...
Sugiro a leitura do livro "Boniteza de um sonho: Ensinar e aprender com sentido".
Podem acessá-lo através do link
http://smeduquedecaxias.rj.gov.br/nead/Biblioteca/Forma%C3%A7%C3%A3o%20Continuada/Artigos%20Diversos/BONITEZA%20DE%20UM%20SONHO%20Ensinar-e-aprender%20com%20sentido%20-%20gadotti.pdf
Para mim, os melhores capítulos são 5 e 6, que tratam,
respectivamente, de aprender com emoção e ensinar com alegria sobre
educar para uma vida sustentável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário