quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Bom dia a todos!!

Esse curso está me conduzindo a pensar ainda mais profundamente sobre a educação significativa, conectada com a realidade da clientela escolar. Cada vez mais procuro abordar assuntos da disciplina de Ciências com informações do cotidiano, saberes empíricos, experiências do dia a dia, noticiários recentes, curiosidades, enfim, artifícios necessários, que expressam perfeitamente porque determinado conteúdo é importante.
Os alunos pensam, expõem suas ideias, constroem o conhecimento, tiram suas dúvidas, sentem-se inseridos no tema. A cada ano enfrentamos turmas com mais problemas familiares, de comportamento, aprendizado, desinteresse. As estratégias precisam mudar, os projetos precisam aparecer, o estudante precisa pensar, fazer e ver um resultado para seus esforços (esse resultado não se resume em notas, mas em constatar o belo trabalho que desenvolveu, percebendo que aprendeu, que houve reconhecimento, que soube se organizar, atuar em equipe, pesquisar).
Aponto, portanto, para a necessidade da formação continuada para professores, a parceria com a família, o reconhecimento da sociedade. Nossos alunos precisam progredir não só no conhecimento técnico, mas como pessoas. Valores estão se perdendo, e temo onde tudo isso vai dar...

Sugiro a leitura do livro "Boniteza de um sonho: Ensinar e aprender com sentido".
Podem acessá-lo através do link
http://smeduquedecaxias.rj.gov.br/nead/Biblioteca/Forma%C3%A7%C3%A3o%20Continuada/Artigos%20Diversos/BONITEZA%20DE%20UM%20SONHO%20Ensinar-e-aprender%20com%20sentido%20-%20gadotti.pdf
Para mim, os melhores capítulos são 5 e 6, que tratam, respectivamente, de aprender com emoção e ensinar com alegria sobre educar para uma vida sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário