sábado, 26 de outubro de 2013

Aprender e ensinar com sentido para a vida - comentário 4

Olá pessoal!

Pensando na questão ambiental, área de estudos que há tanto tempo faz parte da minha vida e é alvo de preocupação e ações de tantas pessoas que, genuinamente, se engajam em projetos que muitas vezes têm êxito, outros que, infelizmente, são interrompidos pelas mais diversas razões, estive falando com meus alunos a respeito do consumismo exacerbado e da geração de resíduos sólidos.

É um ótimo tema a ser trabalhado no sentido de se aprender e ensinar com sentido para a vida. Muitas vezes, compramos, consumimos, trocamos sem necessidade, acumulamos, descartamos materiais em bom estado... Fazemos tudo ao contrário do que o bom senso nos aponta. Muita matéria-prima retirada e muitos resíduos acumulados...

Trabalhamos essa semana com vídeos e com o significado dos Rs:

  1. Reduzir ao máximo a quantidade de resíduos produzidas significa consumir menos produtos e preferir aqueles que ofereçam menor potencial de geração de resíduos e tenham maior durabilidade.
  2. Reutilizar deve ser a segunda opção, para que não se consuma coisas novas, desnecessárias. Reutilizar é, por exemplo, usar novamente as embalagens :os potes plásticos de sorvetes servem para guardar alimentos ou outros materiais.
  3. Reciclar envolve a transformação dos materiais. É a transformação dos produtos por processo artesanal ou industrial- permite a economia de matéria prima, com vantagens ambientais. Por exemplo: Podemos produzir papel reciclando papéis usados. Papelão, latas, vidros e plásticos também podem ser reciclados.
  4. Recuperar o conteúdo energético dos materiais não recicláveis.
  5. Repensar atitudes, hábitos de consumo e descarte
  6. Recusar o consumismo, diminuindo o desperdício e contribuindo para as mudanças necessárias na sociedade.
(fonte: CECIERJ, sustentabilidade)

Hoje, sábado, 26/10/2013 realizamos um encontro com as crianças da comunidade para uma série de contação de história sobre a temática. Foi maravilhoso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário