domingo, 13 de outubro de 2013

Aprender e ensinar com sentido para a vida - comentário 1

Há diferentes formas de ensinar e aprender. O professor deve ser um mediador, um incentivador, orientando o educando, dialogando e ouvindo-o atentamente. 
O modelo de educação no Brasil deixa a desejar, precisamos de mudanças urgentes, sem dúvidas, mas bem arquitetadas, fundamentadas, valorizando o docente, acreditando no aluno, chamando as famílias à responsabilidade, despertando a sociedade para esse importantíssimo setor: a educação. Com educação de qualidade temos melhores profissionais de todas as áreas, mais respeito, menos violência, mais cidadania, pois educação em seu contexto verdadeiro não se limita à abordagem de conteúdos disciplinares, mas abrange também e principalmente a ética, a iniciativa, o convívio saudável.
A Escola da Ponte é um exemplo que sempre me chamou muito a atenção, desde a época em que ouvi falar nela durante as disciplinas de Fundamentos da Educação e Didática. Ficava imaginando como ela dava certo, num ambiente extremamente diferente daquilo que estamos acostumados por aqui. Na verdade, penso que para dar certo, os professores precisam estar muito bem preparados, o modelo a se seguir claro, e os alunos MOTIVADOS, INTERESSADOS, EMPENHADOS. Costumo dizer que, mais desafiador que acompanhar um aluno com dificuldades, é lidar com o aluno desinteressado e com dificuldades. Quem sabe um cenário menos "arcaico", com ferramentas tão limitadas como vemos na maioria das instituições, não modificaria também a forma dos alunos agirem? Lógico, tudo muito bem elaborado, porque a intenção é potencializar, fazer com que o aluno construa em conjunto, e não gerar uma bagunça generalizada.
Concordam comigo? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário