domingo, 13 de outubro de 2013

Aprender e ensinar com sentido para a vida - comentário 2

Trecho das considerações finais do meu último TCC sobre práticas experimentais em sala de aula.

Conforme se constata com a leitura e reflexão acerca do conteúdo pesquisado em diversas bibliografias, algumas mencionadas neste trabalho, as opiniões de estudiosos acerca do tema experimentações em sala de aula divergem. Alguns acreditam que as mesmas não sejam relevantes para a consolidação da aprendizagem, sendo dispensáveis. A maioria destes alega que a forma como as experiências são conduzidas é por vezes falha.
No entanto, outras referências consultadas, bem como o resultado obtido no questionário aplicado aos professores mostra que as experimentações são bastante cotadas para a explicação de variados conteúdos nas áreas da química e da física e que se acredita na importância e eficácia do método, contribuindo para o aprender e ensinar com sentido para a vida.
 Todos os professores concordaram que as experimentações são válidas dentro do planejamento, por inúmeras razões: exemplificam na prática a teoria, envolvem conceitos diversos fazendo o aluno recapitular, raciocinar, interagir, confirmar e/ou contestar, sendo que sua participação na realização da experiência (o que já não é unânime dentro da realidade de cada entrevistado) o motiva e insere no cunho investigativo, o faz pensar e colaborar, se tornando ouvinte, observador, manipulador, trabalhando mais de uma habilidade.
Não só como uma aula diferenciada, para aumentar a curiosidade dos educandos: os mesmos reconhecem que as práticas experimentais possuem outras funções, como facilitar a compreensão e instigar o raciocínio.
Desse modo, conclui-se que as experiências são importantes nas aulas de ciências. Todavia, considerando nosso dia a dia, o tempo de profissão, percebemos que as experiências não são rotineiras, suas potencialidades não são plenamente averiguadas, a mera observação e o acompanhamento restrito de roteiros impressos em livros didáticos, com perguntas prontas, sobressaem.
A melhor exploração dessa ferramenta vem com a adoção costumeira e a ponderação de como conquistar resultados maiormente expressivos (pensando-se no aluno obtendo avanços, sentindo-se integrado ao processo, recobrando o gosto por frequentar as aulas e estimulado a participar das atividades).

Continuando as apresentações das experiências de Química e Física pelos alunos de 9º ano, será realizada no mês de novembro de 2013 uma Feira Científica, onde todos os alunos de Ensino Fundamental II, professores e demais funcionários estarão envolvidos. O tema é “Assim caminha a humanidade”, cada disciplina, cada turma desenvolvendo um ou mais trabalhos.

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