Conforme se
constata com a leitura e reflexão acerca do conteúdo pesquisado em diversas
bibliografias, algumas mencionadas neste trabalho, as opiniões de estudiosos
acerca do tema experimentações em sala de aula divergem. Alguns acreditam que
as mesmas não sejam relevantes para a consolidação da aprendizagem, sendo
dispensáveis. A maioria destes alega que a forma como as experiências são
conduzidas é por vezes falha.
No entanto, outras
referências consultadas, bem como o resultado obtido no questionário aplicado
aos professores mostra que as experimentações são bastante cotadas para a
explicação de variados conteúdos nas áreas da química e da física e que se
acredita na importância e eficácia do método, contribuindo para o aprender e ensinar com sentido para a vida.
Todos os professores concordaram que as
experimentações são válidas dentro do planejamento, por inúmeras razões:
exemplificam na prática a teoria, envolvem conceitos diversos fazendo o aluno
recapitular, raciocinar, interagir, confirmar e/ou contestar, sendo que sua
participação na realização da experiência (o que já não é unânime dentro da
realidade de cada entrevistado) o motiva e insere no cunho investigativo, o faz
pensar e colaborar, se tornando ouvinte, observador, manipulador, trabalhando
mais de uma habilidade.
Não só como uma
aula diferenciada, para aumentar a curiosidade dos educandos: os mesmos
reconhecem que as práticas experimentais possuem outras funções, como facilitar
a compreensão e instigar o raciocínio.
Desse modo,
conclui-se que as experiências são importantes nas aulas de ciências. Todavia,
considerando nosso dia a dia, o tempo de profissão, percebemos que as
experiências não são rotineiras, suas potencialidades não são plenamente
averiguadas, a mera observação e o acompanhamento restrito de roteiros
impressos em livros didáticos, com perguntas prontas, sobressaem.
A melhor
exploração dessa ferramenta vem com a adoção costumeira e a ponderação de como
conquistar resultados maiormente expressivos (pensando-se no aluno obtendo
avanços, sentindo-se integrado ao processo, recobrando o gosto por frequentar
as aulas e estimulado a participar das atividades).
Continuando as
apresentações das experiências de Química e Física pelos alunos de 9º ano, será
realizada no mês de novembro de 2013 uma Feira Científica, onde todos os alunos
de Ensino Fundamental II, professores e demais funcionários estarão envolvidos.
O tema é “Assim caminha a humanidade”, cada disciplina, cada turma
desenvolvendo um ou mais trabalhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário