Aluna:
Patricia de Campos - CECIERJ
Tema:
Química do Cotidiano
Público-alvo:
discentes do 9º ano do Ensino Fundamental
Duração da aula:
2h30min (equivalente a três aulas de 50 minutos)
Ferramentas da Web 2.0
utilizadas: Gmail, Blogger, YouTube.
Desenvolvimento: a turma
será dividida em grupos com quatro componentes, totalizando 5 grupos. O
docente, juntamente com os alunos, escolherá uma experiência por grupo, sendo
que as mesmas serão retiradas do livro impresso Almanaque Ciência em Show ou de
sites de Química e Física, atentando-se para a acessibilidade dos materiais e
segurança nos procedimentos.
Após as experiências terem
sido escolhidas, os estudantes tratarão de organizar-se, buscando todos os
itens necessários para a execução. Trocarão informações por e-mail, já que
terão que escrever um relatório apontando quais conceitos da Química são
demonstrados e/ou enfatizados. Para isso selecionarão informações de conteúdos
digitais.
Antes de apresentar
oficialmente a experiência para a turma, os alunos deverão gravar a prática em
suas moradias. Compartilharão o vídeo no Blogger do Google para as pessoas da
própria equipe e das demais. O teor escrito também deverá ser postado na
ferramenta. Desse modo, poderão alterar seus trabalhos antes da avaliação
ponderando as sugestões que serão enviadas.
Por fim, no dia da
explanação, todas as experiências serão gravadas e cada equipe deverá relatar o
objetivo do experimento, associar a algo do dia-a-dia e mencionar suas
conclusões. Todas as filmagens serão postadas no YouTube.
Para os estudantes que nunca
manusearam ou não tem tanta familiaridade com os recursos descritos acima,
iremos antecipadamente ao laboratório de informática, onde poderemos apresentar
cada ferramenta e iniciar um contato.
O intento desse plano de
aula é que saiamos um pouco do roteiro tradicional, que os alunos protagonizem,
que mexam com recursos que já conheçam e que os agrada e também eliminar o
“receio” daqueles que acham ser um “bicho de sete cabeças”. A escolha da
disciplina de Química foi justamente para associar à realidade de cada um de
nós e para que todos percebam sua imensa significação, já que em tudo temos
QUÍMICA!
- Forma de avaliação:
participação, onde serão averiguados: frequência e qualidade das mensagens por
e-mail e/ou blogger. Capacidade de organização, atenção e esmero no momento da
escolha e elaboração do relatório escrito (levando-se em conta endereços eletrônicos
optados e redação, nada de ctrl C/ctrlV). Esforço e dedicação no preparo e
apresentação do experimento (observados tanto nos “bastidores” – em casa e
enquanto aguardam e assistem aos demais experimento em classe, quanto durante a
própria explanação). Finalizando, pontuação também pela postagem do vídeo no
YouTube.
CRONOGRAMA
1ª
aula
|
Determinação dos grupos e experimentos
|
2ª
aula
|
Manuseio dos programas/ferramentas no
laboratório de informática (um computador por dupla)
|
3ª
aula
|
Após organizarem-se também fora do espaço
presencial, através do e-mail e blogger, testarem o roteiro em casa e
elaborarem o trabalho escrito, os alunos apresentarão suas experiências e as
gravarão, postando depois na internet.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário