quarta-feira, 20 de março de 2013

Aula de química!!


Aluna: Patricia de Campos - CECIERJ

Tema: Química do Cotidiano

Público-alvo: discentes do 9º ano do Ensino Fundamental

Duração da aula: 2h30min (equivalente a três aulas de 50 minutos)

Ferramentas da Web 2.0 utilizadas: Gmail, Blogger, YouTube.

Desenvolvimento: a turma será dividida em grupos com quatro componentes, totalizando 5 grupos. O docente, juntamente com os alunos, escolherá uma experiência por grupo, sendo que as mesmas serão retiradas do livro impresso Almanaque Ciência em Show ou de sites de Química e Física, atentando-se para a acessibilidade dos materiais e segurança nos procedimentos.
Após as experiências terem sido escolhidas, os estudantes tratarão de organizar-se, buscando todos os itens necessários para a execução. Trocarão informações por e-mail, já que terão que escrever um relatório apontando quais conceitos da Química são demonstrados e/ou enfatizados. Para isso selecionarão informações de conteúdos digitais.
Antes de apresentar oficialmente a experiência para a turma, os alunos deverão gravar a prática em suas moradias. Compartilharão o vídeo no Blogger do Google para as pessoas da própria equipe e das demais. O teor escrito também deverá ser postado na ferramenta. Desse modo, poderão alterar seus trabalhos antes da avaliação ponderando as sugestões que serão enviadas.
Por fim, no dia da explanação, todas as experiências serão gravadas e cada equipe deverá relatar o objetivo do experimento, associar a algo do dia-a-dia e mencionar suas conclusões. Todas as filmagens serão postadas no YouTube.
Para os estudantes que nunca manusearam ou não tem tanta familiaridade com os recursos descritos acima, iremos antecipadamente ao laboratório de informática, onde poderemos apresentar cada ferramenta e iniciar um contato.
O intento desse plano de aula é que saiamos um pouco do roteiro tradicional, que os alunos protagonizem, que mexam com recursos que já conheçam e que os agrada e também eliminar o “receio” daqueles que acham ser um “bicho de sete cabeças”. A escolha da disciplina de Química foi justamente para associar à realidade de cada um de nós e para que todos percebam sua imensa significação, já que em tudo temos QUÍMICA!
- Forma de avaliação: participação, onde serão averiguados: frequência e qualidade das mensagens por e-mail e/ou blogger. Capacidade de organização, atenção e esmero no momento da escolha e elaboração do relatório escrito (levando-se em conta endereços eletrônicos optados e redação, nada de ctrl C/ctrlV). Esforço e dedicação no preparo e apresentação do experimento (observados tanto nos “bastidores” – em casa e enquanto aguardam e assistem aos demais experimento em classe, quanto durante a própria explanação). Finalizando, pontuação também pela postagem do vídeo no YouTube.

CRONOGRAMA
1ª aula
Determinação dos grupos e experimentos
2ª aula
Manuseio dos programas/ferramentas no laboratório de informática (um computador por dupla)
3ª aula
Após organizarem-se também fora do espaço presencial, através do e-mail e blogger, testarem o roteiro em casa e elaborarem o trabalho escrito, os alunos apresentarão suas experiências e as gravarão, postando depois na internet.



Nenhum comentário:

Postar um comentário