quinta-feira, 11 de outubro de 2012


PEÇA DE TEATRO: BRINCADEIRAS POPULARES

ANINHA: Olá Maria, tudo bem com você?
MARIA: Tudo bem... Aninha, você não quer brincar de roda comigo?
ANINHA: Bom, podemos brincar, mas temos que chamar mais gente, senão não tem graça...
MARIA: Vou chamar o pessoal da rua de trás!
JOÃO: Vocês querem brincar de roda, mas antes que tal brincarmos com minhas bolinhas de gude?
Todos: Então tá!
(Alguém movimenta os ponteiros do relógio no fundo do cenário)
CAROL: Bom, agora a gente podia brincar de amarelinha e depois de pega-pega!
Todos: É mesmo, boa ideia!
(todos fazem fila pra pular amarelinha)
MARIA: Carol, a gente escolheu você para começar o pega-pega!
(Carol corre atrás e consegue pegar todos os coleguinhas)
E as horas passam...
(todos sentam no chão)
ANINHA: Nossa! Como o tempo passou rápido!
JOÃO: É mesmo! E lembrem-se que a gente se encontrou só pra brincar um pouco de roda! Mas tem tanta brincadeira legal, que acabamos nos distraindo...
CAROL: Ah, mas ainda está cedo! Podemos ficar por aqui mais um pouco...
MARIA: Vamos brincar de roda então! Vocês se lembram daquela musiquinha que cantávamos na escola?
Nesta Rua 
Nesta rua, nesta rua, tem um bosque
Que se chama, que se chama, Solidão
Dentro dele, dentro dele mora um anjo
Que roubou, que roubou meu coração

Se eu roubei, se eu roubei seu coração
É porque tu roubastes o meu também
Se eu roubei, se eu roubei teu coração
É porque eu te quero tanto bem

Se esta rua se esta rua fosse minha
Eu mandava, eu mandava ladrilhar
Com pedrinhas, com pedrinhas de brilhante
Para o meu, para o meu amor passar...

MARIA: Vou sugerir pra vocês uma brincadeira, típica da região onde nasci: o Nordeste. Se chama pega-chiclete.
JOÃO: E como funciona isso?
MARIA: O pegador terá que ir atrás dos fugitivos. Se eles estiverem encostados (grudados como chiclete) em algum lugar (muro, árvore) não poderão ser pegos. Quem ficar mais de um minuto encostado no lugar passará a ser o novo pegador. Pode-se criar uma adaptação onde os jogadores também podem se “grudar” no chão.
CAROL: Maria, diz pra gente o nome de outras brincadeiras típicas o Nordeste!
MARIA: Sorriso milionário, salada mista, cacique, passarás, passa-anel...
ANINHA: Legal, tem brincadeira aí que não faço nem ideia de como funciona...
CAROL: Bom, outro dia a gente pode tentar aprender todas elas, mas agora precisamos ir pra casa, já está tarde...
(um aluno, trará a figura do sol, que deverá estar se pondo, dando lugar à noite...)
(todos se espreguiçam e saem de cena).



Nenhum comentário:

Postar um comentário