sexta-feira, 31 de maio de 2013

TEATRO: CRIANÇA SEGURA NO TRÂNSITO
De: Patricia de Campos

- Bom dia minha querida! Você já preparou o café da manhã? Hummmmmm, que delícia. Vou chamar as crianças!
- Bom dia meu bem. Peça pra elas se arrumarem e virem o tomar o café. Tem pão quentinho!
- Bom dia mãe, pai! Dizem eufóricas as duas crianças, Carol e Marquinhos.
- Bom dia!
- Olá meus filhos, sentem-se e comam devagar. Arrumaram suas mochilas? Pegaram todo o material que precisam pra hoje?
- Sim, mãe. Já está tudo certo. Fiz toda a lição de casa.
- Hoje eu tenho prova, estudei bastante, acho que vou me sair bem.
- Ótimo, continuem se dedicando. Temos orgulho de vocês dois! Vamos, seu pai vai levar vocêa até o colégio e me deixar no trabalho.
Chegando no carro...
- Pai, cadê as cadeiras de elevação.
- Ah filho, tive que tirar pra ajeitar o carro, tava uma bagunça! No fim de semana eu recoloco.
As crianças arregalam os olhos...
- Pai, mas não pode! O senhor não deve levar a gente pra escola sem as cadeirinhas, é muito perigoso!
- Bom, eu não concordo em sair sem as cadeirinhas, mas a escola é perto, quinze minutos já estaremos lá.
- Nada disso! Vocês não sabem que cerca de 60% dos acidentes de trânsito graves ocorrem em menos de 30 minutos de passeio?
- Ora, vocês estão exagerando! Coloquem então o cinto de segurança, já serve!
- Não pai, não é exagero. Estudamos tudo isso na escola, assistimos a uma palestra e fizemos pesquisa. Por causa de atitudes impensadas, descaso e por achar que não vai acontecer nada é que os acidentes ocorrem. E o cinto pra gente não dá certo; ele é feito para atender pessoas com altura mínima de 1,45. Portanto, não atende às necessidades físicas e de desenvolvimento das crianças.
- As crianças estão certas! Temos que dar o exemplo e estamos agindo de forma contrária ao que aprendemos e cobramos. Vamos, João! Deixe seu carro aí, vamos no meu que as cadeiras estão colocadas de maneira correta.
- Seu carro quase não tem combustível!
- Pare de reclamar! O posto de reabastecimento está muito próximo, dá tempo tranquilamente de chegarmos até lá e, depois, deixar cada um no seu destino sem atrasos!
As crianças sorriem e passam as mãos nas testas, aliviados.
- Ufa, ainda bem que concordaram com a gente!
- Trânsito não é brincadeira. Temos que ter toda a cautela, por nós mesmos, por nossa família e por todas as pessoas, sejam elas condutoras de veículos, pedestres, ciclistas...

- Sim, mãe! Fazer a nossa parte é ter amor à vida!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário