segunda-feira, 2 de julho de 2012

Peça de teatro: Alimentação Saudável.

Esse texto foi escrito por mim e está sendo ensaiado por meus alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. A apresentação oficial será feita no mês de outubro, juntamente com a conclusão do projeto em homenagem à região Nordeste.


TEATRO
 TEMA: DEZ PASSOS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
TEXTO DE: PATRICIA DE CAMPOS
NARRADOR: José chega da escola apressado e esfomeado... Fecha a porta e dá um beijo no rosto de sua mãe, dona Maria.
José: Manhê, o que tem pra comer hoje?
Dona Maria: Filho, primeiro deixe sua mochila no quarto e venha almoçar!
NARRADOR: José coloca sua bolsa sobre a cadeira e volta correndo.
José: Pronto mãe! Agora me fale o que a senhora fez de bom, porque estou “varado” de fome!
Dona Maria: Calma filho! As panelas não vão fugir. Bom, é normal você sentir tanta fome, já que está em fase de crescimento.
José: A professora disse algo sobre isso na escola. A adolescência mudanças vão acontecendo rapidamente.  Acho que ela vai começar a falar com a gente sobre alimentação nas próximas aulas.
Dona Maria: Está aqui: arroz, feijão, bife acebolado, salada de rúcula e tomate, brócolis cozidos e suco de laranja natural. Hummmm!
José: Ai mãe, não gosto de quase nada disso... Arroz, o bife sem cebola, ate vai... Mas salada, feijão, brócolis...  Eu tava com esperança de um hambúrguer suculento, batatinha frita e crocante, refrigerante geladinho. Nossa! Posso até ver!
(algumas crianças saem de traz do cenário e depositam as guloseimas na frente de José e retiram em seguida).
Dona Maria: Não vou negar que sejam alimentos que agradam muito o paladar, mas, ao mesmo tempo posso dizer a você que fazem mal à saúde.
José: Como assim?
 Dona Maria: Fui ao nutricionista hoje, por causa do colesterol, triglicérides altos e o começo de diabetes...  Ele disse que estou fazendo tudo errado! Com as refeições que preparo diariamente, repletas de calorias, as frituras, os doces... Estou fazendo mal para mim e para minha família. Falei pra ele que você estava com o IMC acima do recomendado... Então, ele me alertou: você está indo para o mesmo caminho, ou seja, você pode ter os mesmos problemas que sua mãe está tendo.
José: Ai, ai, ai... É sério mãe?
Dona Maria: Claro meu filho. A cada dia aumenta o número de crianças e adolescentes com problemas de obesidade. Existem também outros distúrbios alimentares como anorexia e bulimia que acometem dia a dia mais pessoas. Há aqueles que procuram ajuda, tentam se cuidar, entretanto, existem também aqueles que deixam a coisa chegar a um ponto...
José: Nossa, estou começando a ficar assustado.
Dona Maria: Não precisa se apavorar. É só começar a mudar alguns de seus hábitos.
Seu João: Bom dia família!
Dona Maria: Olá, lave as mãos e sente-se à mesa, aproveite que o almoço ainda está quentinho...
NARRADOR: Então João senta-se e olha para a esposa e o filho com cara de surpresa...
José: Xiiiiii mãe... Acho que o pai estranhou sua comida também...
Seu João: Nada disso meu filho. Só estou surpreso. Venho falando com sua mãe para que mudemos nossos hábitos alimentares há algum tempo. Parece que ela achou boa a ideia... Hummmmmm que cheirinho bom...
José: Ué pai. Nem sabia que o senhor gostava de verdura e legume!
Seu João: Sabe meu filho, nem eu. Descobri isso desde que comecei no novo emprego. Lá esses elaboram refeições balanceadas, volta e meia temos alguma palestra falando do tema alimentação saudável, prática de exercícios, higiene pessoal... Assuntos importantes para nossa saúde. Esses profissionais sempre nos lembram: cuidar de nós mesmos e daqueles que amamos. Vocês são minha família e eu quero o bem de vocês...
José: É, acho que a mamãe pegou o “espírito da coisa”. Mas será que eu vou me acostumar com isso?
Dona Maria: Ora meu filho, você nem experimentou. Não se esqueça que sua mãe é uma cozinheira de mão cheia!
José: Tá bom vou provar, mas só um pedacinho... Chomp, chomp... Humm, até que brócolis não é ruim. Pode por mais um pouco no meu prato. Chomp, chomp, a rúcula eu gostei, do tomate também. Feijão com arroz me parece uma boa combinação!
Seu João: Temos muita variedade para experimentar! Um prato variado, onde tenhamos carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas, sais minerais na dose certa só trará benefícios pra gente. Você, com certeza, crescerá mais bonitão!
NARRADOR: José passa a mão pelos cabelos, ajeita a gola da camiseta.
José: Amanhã vou contar a novidade para a professora, acho que ela vai gostar de saber...
Dona Maria: Isso filho, você pode até incentivar os outros colegas também. Na festa da escola vou levar uma torta salgada de talos e grãos. Uma delícia!
José: Capricha mãe, sua receita vai fazer o maior sucesso!
Seu João: Ei você que está ouvindo a nossa história: Prefira alimentos cozidos ou assados ao invés de fritos, monte um prato bem colorido, mastigue bem, estabeleça horários para cada refeição, tome bastante água ao longo do dia, coma frutas, tome um café da manhã reforçado, prefira fazer suas refeições em casa, leia sempre os rótulos das embalagens, compare calorias, verifique os componentes inclusos...
TODOS: ALIMENTE-SE BEM!
Público-alvo: Estudante do 4º ao 6º ano do Ensino Fundamental.

2 comentários:

  1. MELHOR SITE DE VENDAS http://www.mercadozets.com.br/

    VENDE DE TUDO

    CADEIRA DE ALIMENTAÇÃO

    http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?texto=cadeira+de+alimentacao&IDCategoria=110

    BEBÊ/INFANTIL

    http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?idCategoria=110

    VENDE DE TUDO TEM BERÇO ELETRONICOS CELULARES TV NOTEBOOK COMPUTADOR ACESSORIOS PARA CARROS BRINQUEDOS ARTIGOS INFANTIS E MUITO MAIS

    ResponderExcluir