segunda-feira, 2 de julho de 2012

Experiência: Elaborando uma teoria.




Fotos da experiência que realizarei com meus alunos: DIMENSÃO DO ÁTOMO.

O propósito é discutir a formação de modelos em química, a interpretação de fatos, a descoberta de novos conhecimentos.
Foram usados: lápis sextavado, lápis redondo, borracha, chave, moeda, clip, fraco pequeno de perfume, duas caixas de sapato de tamanho equiparado.

1. Utilize todas as maneiras que achar necessárias (sons, peso, etc.) para 
identificar o seu conteúdo, porém não abra a caixa de tampa azul nesta fase da 
atividade.
2. Elabore uma lista com todos os materiais que você suspeita haver na caixa. 
3. Abra a caixa de tampa azul e compare-a com a outra. Você construiu um 
modelo igual ao original? Por quê?

É muito legal tentar descobrir o que há dentro da caixa empregando vários critérios! 

Minhas consideraçõessons, peso, massa, texturas, modelos podem ser trabalhados nas duas disciplinas, cada qual enfocando um aspecto desses tópicos. Imagino muitas circunstâncias em que seria interessante trabalhar essa experiência. Por exemplo, quando fossemos explicar como foram criados os diferentes tipos de modelos de átomos, ou ainda, as diferentes configurações das tabelas periódicas (em tríades, como “baralho”, música, de acordo com o número atômico...). Deixar claro que vários critérios poderiam ser elencados e selecionados, porém, aquele que parece mais eficiente, que traz melhores explicações, sobressairá e provavelmente será utilizada por mais tempo. Seria importante deixar claro que muitas coisas que são estudadas, muitos conceitos que são estabelecidos não podem ser vistos a olho nu. Os modelos atômicos foram formulados, especialmente, para uso didático, para que pudéssemos compreender a disposição de seus elementos básicos (prótons, neutrôns, elétrons, eletrosfera). Embora acabemos por criar conceitos e ideias “intuitivas”, compreendemos que todos os seres não vivos possuem como unidade básica átomos e que os seres vivos também possuem em suas estruturas milhares deles. Uma teoria que poderia ser traçada: “objetos de metal quando se chocam produzem um som mais agudo”. Isso poderia ser comprovado quando colocássemos a moeda juntamente com a chave na mesma caixa e a balançássemos.


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