segunda-feira, 2 de julho de 2012

Esse poema foi escrito por mim e pelo meu querido amigo Olivaldo Júnior. A música é "Faraway" do grupo Apocalyptica. As imagens foram retiradas da internet. Esperamos que apreciem!

http://www.youtube.com/watch?v=yP8N3eCo-0M

Caça-palavras sobre DSTs



Atividade sobre DSTs: (elaborada por Patricia de Campos)

Caça-palavras:

1 – Doença que afeta a pele e mucosas das regiões da genitália, virilha e ânus. Causa úlceras e destrói a pele infectada.
2 – Doença causada por vírus que, apesar de não ter cura, tem tratamento. Os sintomas geralmente aparecem na região genital.
3 – Pode ser transmitida por relação sexual desprotegida, transfusão de sangue ou da mãe infectada para o bebê. Pode ficar estacionada por um longo tempo até surgirem complicações graves em seu estágio final.
4 – Doença causada pelo protozoário Trichomonas vaginalis.
5 – Estágio mais avançado da doença que ataca o sistema imunológico.
6 – Agente causador da infecção que pode causar sintomas como câncer ou síndrome de Sjögren em um pequeno grupo de infectados
7 – Infecção causada por bactéria que pode atingir os órgãos genitais masculinos e femininos. Comum entre adolescentes e adultos jovens.






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Peça de teatro: Alimentação Saudável.

Esse texto foi escrito por mim e está sendo ensaiado por meus alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. A apresentação oficial será feita no mês de outubro, juntamente com a conclusão do projeto em homenagem à região Nordeste.


TEATRO
 TEMA: DEZ PASSOS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
TEXTO DE: PATRICIA DE CAMPOS
NARRADOR: José chega da escola apressado e esfomeado... Fecha a porta e dá um beijo no rosto de sua mãe, dona Maria.
José: Manhê, o que tem pra comer hoje?
Dona Maria: Filho, primeiro deixe sua mochila no quarto e venha almoçar!
NARRADOR: José coloca sua bolsa sobre a cadeira e volta correndo.
José: Pronto mãe! Agora me fale o que a senhora fez de bom, porque estou “varado” de fome!
Dona Maria: Calma filho! As panelas não vão fugir. Bom, é normal você sentir tanta fome, já que está em fase de crescimento.
José: A professora disse algo sobre isso na escola. A adolescência mudanças vão acontecendo rapidamente.  Acho que ela vai começar a falar com a gente sobre alimentação nas próximas aulas.
Dona Maria: Está aqui: arroz, feijão, bife acebolado, salada de rúcula e tomate, brócolis cozidos e suco de laranja natural. Hummmm!
José: Ai mãe, não gosto de quase nada disso... Arroz, o bife sem cebola, ate vai... Mas salada, feijão, brócolis...  Eu tava com esperança de um hambúrguer suculento, batatinha frita e crocante, refrigerante geladinho. Nossa! Posso até ver!
(algumas crianças saem de traz do cenário e depositam as guloseimas na frente de José e retiram em seguida).
Dona Maria: Não vou negar que sejam alimentos que agradam muito o paladar, mas, ao mesmo tempo posso dizer a você que fazem mal à saúde.
José: Como assim?
 Dona Maria: Fui ao nutricionista hoje, por causa do colesterol, triglicérides altos e o começo de diabetes...  Ele disse que estou fazendo tudo errado! Com as refeições que preparo diariamente, repletas de calorias, as frituras, os doces... Estou fazendo mal para mim e para minha família. Falei pra ele que você estava com o IMC acima do recomendado... Então, ele me alertou: você está indo para o mesmo caminho, ou seja, você pode ter os mesmos problemas que sua mãe está tendo.
José: Ai, ai, ai... É sério mãe?
Dona Maria: Claro meu filho. A cada dia aumenta o número de crianças e adolescentes com problemas de obesidade. Existem também outros distúrbios alimentares como anorexia e bulimia que acometem dia a dia mais pessoas. Há aqueles que procuram ajuda, tentam se cuidar, entretanto, existem também aqueles que deixam a coisa chegar a um ponto...
José: Nossa, estou começando a ficar assustado.
Dona Maria: Não precisa se apavorar. É só começar a mudar alguns de seus hábitos.
Seu João: Bom dia família!
Dona Maria: Olá, lave as mãos e sente-se à mesa, aproveite que o almoço ainda está quentinho...
NARRADOR: Então João senta-se e olha para a esposa e o filho com cara de surpresa...
José: Xiiiiii mãe... Acho que o pai estranhou sua comida também...
Seu João: Nada disso meu filho. Só estou surpreso. Venho falando com sua mãe para que mudemos nossos hábitos alimentares há algum tempo. Parece que ela achou boa a ideia... Hummmmmm que cheirinho bom...
José: Ué pai. Nem sabia que o senhor gostava de verdura e legume!
Seu João: Sabe meu filho, nem eu. Descobri isso desde que comecei no novo emprego. Lá esses elaboram refeições balanceadas, volta e meia temos alguma palestra falando do tema alimentação saudável, prática de exercícios, higiene pessoal... Assuntos importantes para nossa saúde. Esses profissionais sempre nos lembram: cuidar de nós mesmos e daqueles que amamos. Vocês são minha família e eu quero o bem de vocês...
José: É, acho que a mamãe pegou o “espírito da coisa”. Mas será que eu vou me acostumar com isso?
Dona Maria: Ora meu filho, você nem experimentou. Não se esqueça que sua mãe é uma cozinheira de mão cheia!
José: Tá bom vou provar, mas só um pedacinho... Chomp, chomp... Humm, até que brócolis não é ruim. Pode por mais um pouco no meu prato. Chomp, chomp, a rúcula eu gostei, do tomate também. Feijão com arroz me parece uma boa combinação!
Seu João: Temos muita variedade para experimentar! Um prato variado, onde tenhamos carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas, sais minerais na dose certa só trará benefícios pra gente. Você, com certeza, crescerá mais bonitão!
NARRADOR: José passa a mão pelos cabelos, ajeita a gola da camiseta.
José: Amanhã vou contar a novidade para a professora, acho que ela vai gostar de saber...
Dona Maria: Isso filho, você pode até incentivar os outros colegas também. Na festa da escola vou levar uma torta salgada de talos e grãos. Uma delícia!
José: Capricha mãe, sua receita vai fazer o maior sucesso!
Seu João: Ei você que está ouvindo a nossa história: Prefira alimentos cozidos ou assados ao invés de fritos, monte um prato bem colorido, mastigue bem, estabeleça horários para cada refeição, tome bastante água ao longo do dia, coma frutas, tome um café da manhã reforçado, prefira fazer suas refeições em casa, leia sempre os rótulos das embalagens, compare calorias, verifique os componentes inclusos...
TODOS: ALIMENTE-SE BEM!
Público-alvo: Estudante do 4º ao 6º ano do Ensino Fundamental.

Experiência: Noções de concentração







1 - Título: Noções de Concentração

2 - Objetivo: Observar a ocorrência da variação na quantidade de um soluto
em um solvente ou em matrizes sólidas.

3 – Materiais e Reagentes:
• 5 tubos de ensaio (se tubos de ensaio não estiverem disponíveis
você  pode  utilizar  copinhos  americanos  para  tomar  licor  que
custam em média R$0,90 (noventa centavos) a unidade !!!!)
• 1 seringa de 5 ml
• 1 potinho plástico para colocar água
• 1 potinho plástico para colocar a solução de amido
• 1 estante para tubos de ensaio
• 1 frasco conta-gotas com solução de iodo
• talco
• acúcar
• farinha de trigo
• fubá
• bolacha de maizena (triturada)
• solução de amido 0,02%

4 – Parte experimental:
Antes  de  iniciar  os  experimentos  você  precisará  preparar  as
seguintes soluções descritas a seguir !!!!!!!!!
Preparo das Soluções
Solução de iodo - Diluir 30ml de tintura de iodo 2% (comprada em
qualquer farmácia) com água até 200ml.

Resultados:

 (quanto mais amido mais escura a amostra).
 Qual tubo de ensaio apresentou a coloração mais forte? E o mais fraco? Por quê? O que apresentou a coloração mais forte foi o frasco contendo a bolacha, pois contém mais amido. A que apresentou coloração mais fraca foi o açúcar, pois tem menos amido.


Experiência: Elaborando uma teoria.




Fotos da experiência que realizarei com meus alunos: DIMENSÃO DO ÁTOMO.

O propósito é discutir a formação de modelos em química, a interpretação de fatos, a descoberta de novos conhecimentos.
Foram usados: lápis sextavado, lápis redondo, borracha, chave, moeda, clip, fraco pequeno de perfume, duas caixas de sapato de tamanho equiparado.

1. Utilize todas as maneiras que achar necessárias (sons, peso, etc.) para 
identificar o seu conteúdo, porém não abra a caixa de tampa azul nesta fase da 
atividade.
2. Elabore uma lista com todos os materiais que você suspeita haver na caixa. 
3. Abra a caixa de tampa azul e compare-a com a outra. Você construiu um 
modelo igual ao original? Por quê?

É muito legal tentar descobrir o que há dentro da caixa empregando vários critérios! 

Minhas consideraçõessons, peso, massa, texturas, modelos podem ser trabalhados nas duas disciplinas, cada qual enfocando um aspecto desses tópicos. Imagino muitas circunstâncias em que seria interessante trabalhar essa experiência. Por exemplo, quando fossemos explicar como foram criados os diferentes tipos de modelos de átomos, ou ainda, as diferentes configurações das tabelas periódicas (em tríades, como “baralho”, música, de acordo com o número atômico...). Deixar claro que vários critérios poderiam ser elencados e selecionados, porém, aquele que parece mais eficiente, que traz melhores explicações, sobressairá e provavelmente será utilizada por mais tempo. Seria importante deixar claro que muitas coisas que são estudadas, muitos conceitos que são estabelecidos não podem ser vistos a olho nu. Os modelos atômicos foram formulados, especialmente, para uso didático, para que pudéssemos compreender a disposição de seus elementos básicos (prótons, neutrôns, elétrons, eletrosfera). Embora acabemos por criar conceitos e ideias “intuitivas”, compreendemos que todos os seres não vivos possuem como unidade básica átomos e que os seres vivos também possuem em suas estruturas milhares deles. Uma teoria que poderia ser traçada: “objetos de metal quando se chocam produzem um som mais agudo”. Isso poderia ser comprovado quando colocássemos a moeda juntamente com a chave na mesma caixa e a balançássemos.


De geração em geração

Poema: De geração em geração


(Patricia de Campos)

Essa poesia será lida em na homenagem que faremos na escola sobre a região Nordeste.

A menina apoiada no parapeito da janela, escreve no caderno o nome dela, "Maria"
Roupas e casa simples, alma simples
A mãe chama-a, a desperta de seus devaneios
Vai ajudar nos afazeres, corre!

As cenas vão passando, tempos em tempos
De menina, moça, crescendo, mulher em flor
Conhece um moço, junta-se a ele, começa novo ciclo
Igual o da mãe, da avó... Filhos e mais filhos...

Estender a roupa no varal, pegar água, socar milho
Marcas que os anos formam, cabelos brancos, cansaço
Muitos garotos, a caçula, uma menina chamada "Maria"

Na janela, recostada, com o velho caderninho
Rabiscando nome, inocência, sonhos de criança
Se assusta, com o grito da mãe: - Vá me ajudar menina!!!
A mesma história... Vivendo como as outras Marias...